Nefrologia Veterinária: Doenças no sistema urinário dos felinos.

Uma das doenças mais comum em felinos é a lesão renal. Essa alteração acomete os rins e é crônica e degenerativa, não possui cura. O problema precisa de acompanhamento constante e cuidados específicos para conseguir estabilidade da doença, além de prolongar o avanço da doença no paciente, sendo possível um gato com doença renal ter uma boa qualidade de vida.

Devido a tantas particularidades da espécie felina e da alta quantidade de pacientes felinos com alteração renal, os profissionais qualificados para tratar da insuficiência renal voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento são os especializados em Medicina Felina e na Nefrologia, pois elas tratam as doenças e alterações relacionadas ao sistema urinário do gato, que podem ser clínicas ou cirúrgicas.

O gato com acometimento renal pode apresentar alterações crônicas e/ou agudas, sendo que os pacientes com alterações crônicos por vezes podem desestabilizar da doença e se tornarem agudos e precisarem de hospitalização, por exemplo. As lesões renais agudas também poder ser pontuais inicialmente e causadas por administração de medicamentos, recomendados ou não, intoxicações, envenenamentos, doenças infecciosas ou outras alterações do organismo que podem gerar lesão renal. Quando o gato é diagnosticado com lesão renal crônica, este pode apresentar alterações nos exames de sangue, como dosagem de ureia e creatinina, alterações no exame de ultrassonografia e de urina, que são os exames iniciais para detectar possíveis acometimentos da saúde dos rins dos gatos. A ultrassonografia veterinária é uma fundamental aliada na identificação de mudanças nas estruturas dos órgãos que integram o sistema urinário. 

Quando é descoberto que o gatinho já tem algum grau de comprometimento renal, mas não a falência do rim, é possível controlar o problema com mais eficácia e dar uma qualidade de vida melhor para o gato e retardar bastante a evolução da doença. 

É cada vez mais frequente o diagnóstico de gatos com doença renal crônica. Pela perda de função dos rins, a progressão da doença faz com que o animal aumente a quantidade e o volume de urina e por consequência, aumenta a ingestão de água. Outros sintomas que o gato pode apresentar são vômitos frequentes, hálito muito forte, emagrecimento progressivo, com perda de massa muscular, mudanças de comportamento, ficar mais apático, urinar em locais errados e aumento dos miados.

A doença renal crônica pode acontecer nos felinos em qualquer idade e essa tendência aconteceu pelo desenvolvimento da espécie, que veio do deserto e precisou adequar seu organismo a viver com pouca água ou água de oportunidade e isso refletiu no organismo deles hoje, sendo animais que naturalmente não bebem muita água, aumentando a tendência a lesões renais e à medida que vão se tornando mais velhos, a frequência tende a aumentar. Os
felinos com idade a partir de 7 anos devem fazer um check-up anual preventivo, pois
o início das lesões é sempre silencioso e 50% deles nessa idade já costumam ter indícios da doença renal crônica. 

Além de estimular a ingestão a ingestão de água como uma precaução fundamental, o manejo nutricional do gato também é importante, visando sempre o uso de uma ração super premium para a faixa etária do animal e a oferta de ração úmida diariamente, aumentando a ingestão indireta de água pelo animal e sendo um alimento balanceado a adequado à espécie. Nos estágios iniciais da doença renal não são recomendados alteração da ração para a terapêutica renal, sendo essa específica utilizada em apenas alguns poucos casos específicos de evolução e alteração da doença.

Como fatores de estimulação da ingestão de água pelo seu animal, aumentar a disponibilidade de potes de água pela casa, sempre visando deixar no caminho do gato para que ele aproveite e beba a água, utilizando-se de potes com  base ampla para que eles não tenham dificuldade de acessar a água no bebedouro, além de trocar a água diariamente e o uso de fontes de água também podem auxiliar. Outra maneira de incentivar é fazer gelo com o sachê batido no liquidificador com água ou mesmo adicionar mais água no sachê quando for oferecer para seu gato. 

Por isso, as afecções envolvendo o sistema urinário, diagnosticadas precocemente, costumam
apresentar ótimos resultados em seu tratamento, sendo sempre indicada o acompanhamento
do médico veterinário especializado em Medicina felina e Nefrologia e Urologia.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez te interesse!

Talvez te interesse...

© 2021 Vet4Pet Clínica Veterinária em Botucatu | Plantão 24 horas.