Doença Periodontal em animais de estimação: O que é?

A boca é a  porta de entrada para diversas doenças do seu pet. O sangue que irriga as gengivas e outras estruturas orais dos animais percorre todo o organismo, incluindo órgãos vitais, como o coração por exemplo! Ainda que as cáries sejam muitíssimo raras nos animais de estimação, ao contrário dos seres humanos, o seu companheiro pode sofrer com diversos outros  problemas orais similares aos nossos, como por exemplo: dentes quebrados, persistência dos dentes de leite, abscessos dentários, tumores, doença periodontal, entre outros. 

De todos esses problemas citados, a doença periodontal é o problema de saúde mais comum em cães e gatos. Portanto, a correta profilaxia odontológica é determinante para a prevenção desta doença. A doença periodontal ocorre devido à falta de higiene adequada, permitindo o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas do seu cão e gato. 

Gradualmente, os minerais da saliva fazem a placa consolidar, gerando o aparecimento do tártaro. O tártaro em volta dos dentes pode ser fácil de identificar, no entanto, os problemas mais graves acontecem abaixo da gengiva. As bactérias acumuladas na boca do animal liberam substâncias que atingem as camadas internas onde estão os ossos e as raízes dentárias, provocando destruição da sustentação dos dentes do animal. A placa bacteriana presente também ocasiona a halitose (mau hálito) pois libera gases sulfurosos, que são os responsáveis pelo mau cheiro. A maneira mais apropriada de prevenir essa infecção é utilizar alimentos secos, brinquedos, mas a mais eficiente forma de prevenção é a escovação diária dos dentes com cremes dentais terapêuticos, fazendo a remoção da placa bacteriana e mantendo a saúde geral do animal. 

Os cachorros e gatos acima de 2 anos de idade tendem a apresentar algum grau da doença periodontal. Se a profilaxia odontológica não for realizada, esse problema tende a aumentar e se tornar cada vez mais grave com o passar do tempo. Dentre os fatores de predisposição desta doença, destacam-se: raça, idade, dieta, porte e a saúde sistêmica do animal. Porém, o fator de causa é o acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes.  D

A doença periodontal é responsável por diferentes graus de inflamação e de infecção dos tecidos da boca, causando dor e podendo ocasionar em casos mais avançados a perda do dente e até fraturas de mandíbula ou maxila. Além disso, pode comprometer outros órgãos, como coração, pulmão, fígado, rin, etc. 

Ainda que a doença periodontal não tenha uma forma de ser totalmente evitada, visto que a boca dos animais, assim como as nossas, não são estéreis , sempre havendo bactérias que fazem parte da nossa flora normal da cavidade oral, a prevenção deve ser realizada afim de controlar melhor a evolução da doença. A escovação diária dos dentes ainda é o método mais eficiente, sendo de extrema importância para os proprietários aprenderem a escovar os dentes de seus animais desde cedo, bem como realizarem consultas odontológicas veterinárias pelo menos uma vez ao ano. Nela, o profissional especializado pode identificar e tratar os problemas odontológicos precocemente, adotando medidas preventivas e assegurando longevidade e bem estar ao paciente. 

No consultório, os cuidados se iniciam com exames clínicos orais. O tratamento periodontal especializado inclui a realização da profilaxia oral, polimento dentário, extrações de dentes comprometidos com posterior sutura de toda região. Este tratamento é realizado com o animal anestesiado e são utilizados instrumentos cirúrgicos e equipamentos específicos que somente um veterinário odontologista possui técnica e conhecimento para utilizar. 

A melhor forma de cuidar de um animal com uma doença oral é a união entre os proprietários  e os médicos veterinários, realizando em conjunto uma eficiente e adequada prevenção das enfermidades, fazendo com que os procedimentos veterinários sejam menos complexos. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Talvez te interesse!

Talvez te interesse...

© 2021 Vet4Pet Clínica Veterinária em Botucatu | Plantão 24 horas.